Pular para o conteúdo principal

Resenha- Reengenharia Pessoal

Sempre gostei de livros de autoajuda; vejo-os não apenas para momentos difíceis, mas amigos de
todas as horas. Trabalham seu estado emocional e melhora o espírito, te mostram que o ser humano pode sim viver bem e feliz! Merecem sempre serem lidos.  E é claro que “reengenharia pessoal” não é menos que isso, na verdade ultrapassa o limite de “um bom livro” e torna-se aquele de cabeceira, ele te propõe uma profunda reflexão sobre si mesmo. Vou destacar dois aspectos aos quais eu me maravilhei e achei importante.
Primeiramente, o conteúdo. O foco do autor é o ser humano; o “eu”.  Sabe aquela parte da sociologia que fala da influência do ser humano para com a sociedade, e vice-versa? Pois é, o escritor afirma determinadamente que a mudança ocorre do interior para o exterior, ou seja, é preciso que o homem mude para que aconteça o mesmo com a sociedade. Esta é a filosofia de Inocenti
 E isto é muito importante para a ideologia que ele trata. Segundo ele , o século XXI é o tempo da liberdade e da transformação. As pessoas podem escolher o que querem ser, bastam ter “garra”. Você pode ser Stephen King ou Neymar, Van goghou Barack Obama. Você pode ser o que quiser! Escolha com quem deseja se relacionar, viver, e amar; escolha para onde deseja sair sábado de noite ou domingo de manhã; fim, o modo como deseja viver. A escolha está em desde a profissão até coisas banais, como o que comer quarta de madrugada.
 Além disso, para ele também é o tempo de profundas mudanças. Coisas e pessoas transformam-se todo instante, se ontem era de tal forma, hoje, o inverso. Leis mudam, ativistas revolucionam, pais mudam seu modo de educar; professores, de ensinar.
 Estas duas ideias são as bases de seu livro: a transformação e a liberdade se relacionam intimamente.  Por tudo citado acima, e o restante apresentado no livro é preciso que nós descubramos a nós mesmos; e conquistemos cada vez mais consciência de nossas escolhas, para procurar sempre as melhores alternativas; assim, por consequência, faremos da Terra um lugar digno de ser habitado por todos e tudo.
O livro procura da melhor forma mostrar ao leitor a sua importância para que o mundo se torna um lugar melhor. Só com o “eu” do homem, o mundo poderá ser de fato, verdadeiramente melhor; e obviamente, todos os terráqueos.
Agora, vamos falar sobre como a estrutura do conteúdo, que é o segundo ponto.
 O livro é totalmente dinâmico e muito divertido de ser lido. Se o autor fala do caos e agitação deste novo milênio, a estética de sua produção é a prova final.
É formada por três partes: o texto (bem pequeno) que abrange de forma breve o que foi proposto no título, mas você consegue muito bem compreender o que o escritor quer passar. Há também o pensamento reflexivo, que retoma o que o texto propôs e que de fato, te faz parar para refletir suas atitudes. E temos uma frase que também retoma a ideia principal. E para fechar, um desenho super interativo e inusitado (uma ideia que aprovei muito).
 Mas esta ordem (texto, reflexão, e frase) não é seguida pelo o escritor. Muito pelo o contrário, é comum você encontrar uma dica seguindo esse ritmo, e quando vira a página, encontrar tudo invertido: a frase primeira e logo depois a reflexão; e em outro a reflexão primeiramente. Não há como a leitura ficar entediante! Cada página é algo inesperado.
 Ele foge de textos longos e cansativos; o que fez muito bem. E quando você toma consciência, já leu 60 páginas sem notar. Porém, não é muito divulgado, e talvez você encontre dificuldades para encontrar o livro deste gaúcho.
Paulo Inocenti
 É um ótimo livro para as manhãs, tardes e noites; antes de ir ao trabalho, escola, igreja ou festa. Deve ser lido todos os dias, e sempre que sentir necessidade. Recomendo para os que lutam pelo um mundo melhor, seja interior ou exterior; para os que querem se conhecer e transformarem-se para melhor; para os que têm sonhos e metas; e para os que amam a vida!





Postagens mais visitadas deste blog

Aniversário da Blogueira

Tem alguém aqui no blog que esta ficando mais velha, um conselho para você, sorria enquanto tem dentes ( kkkk) brincadeira! Estou aqui para te desejar muitas felicidades, porque hoje é uma data muito especial é o seu aniversário, é uma data especial para mim e para todos que te conhecem, porque sabemos que você é uma garota incrível, determinada, cheia de sonhos, vou te dar mais um conselho abraçasse seus sonhos com todas as forças, e tenha sempre força de vontade, lute pelos seus ideias e lembre-se que vale apena viver, mesmo quando tudo parecer perdido. Saiba que eu estarei aqui para te ajudar, para apoiar, sempre serei sua amiga, então conte comigo!  Te desejo muitos sorrisos, saúde, paz de espirito, te desejo sabedoria para enfrentar e compreender os problemas da vida, te desejo descobertas e fantásticas realizações, escreva a sua história de vida!                                                   Parabéns Mariana!!! É maravilhoso ser sua amiga, estou feliz por celebrar

Museu Van Gogh

Nesta postagem o assunto é arte, vamos falar sobre Vincent van Gogh, curiosamente minha colega de serviço visitou o museu Van Gogh em Amsterdam, ela comprou alguns souvenirs, entre eles uma belíssima caixa de chocolate, onde cada pequena barra é uma das mais famosas obras do pintor. Então tive a ideia de falar sobre o tema aqui no blog, pois este blog é onde as ideias fluem.  Vincent Van Gogh Vincent Willem van Gogh nasceu em 1853 em Zundert, na Holanda. O pintor pós-impressionista teve uma vida dividida entre angústias e desequilíbrio mental, sempre expondo seu sofrimento em seus quadros. Em um ato de automutilação, Vincent cortou sua orelha e se auto-retratou. Em 1890, faleceu após cometer suicídio. Ao longo de sua curta vida (37 anos), o artista pintou mais de 2.100 obras de arte e ganhou fama mundial após uma exposição póstuma em Paris, no ano de 1901. O  Museu Van Gogh O Museu Van Gogh é uma parada obrigatória para quem visita Amsterdam. A cidade d

Outlander - Série Netflix

Olá leitores do Mosaico, como é bom poder assistir uma série, já tinha esquecido o quanto é bom ficar em casa de boa só relaxando. Quero compartilhar com vocês a minha experiência incrível, assisti recentemente essa série na Netflix e foi paixão ao primeiro episódio, eu amei a história, só tive paz quando assisti o último capitulo, é o tipo de série que não te deixa dormir (kkk), significa que a série é viciante e muito boa. "A série de TV é baseada na obra literária Outlander no Brasil, A Viajante do Tempo da autora Diana Gabaldon.   Em 1945, no final da Segunda Guerra Mundial, a enfermeira Claire Randall volta para os braços do marido, com quem desfruta uma segunda lua de mel em Inverness, nas Ilhas Britânicas. Durante a viagem, ela é atraída para um antigo círculo de pedras, no qual testemunha rituais misteriosos. Dias depois, quando resolve retornar ao local, algo inexplicável acontece: de repente se vê no ano de 1743, numa Escócia violenta e dominada por clãs guerrei