Este livro é apaixonante, a escritora Marina Carvalho é levada por um misto das melhores obras da literatura brasileira, é possível identificar na prosa traços que me lembram do escritor José de Alencar, mas não apenas isso a forma como o livro foi estruturado é fascinante, há cartas de amor de Fernão (mocinho da história) e o diário de Cécile (mocinha) que incrementam o livro de uma forma romântica, pois assim eles expressão todos os seu sentimentos em um transbordar de emoções.
Eu já disse que o livro é apaixonante? Não há como expressar o meu faciono por este livro fiquei encantado com trechos de poemas brasileiros em cada capitulo, poetas como Gonçalves Dias, Castro Alves, poemas referentes ao amor, as belezas desta terra brasileira, aos índios e poemas que relatam o sofrimento da escravidão, eu me encantei pela obra, não por ser mais um livro de romance estilo Romeu e Julieta, mas por ser brasileiro como as tipicas literaturas escritas a 100 anos atras, falam sobre lendas do nosso povo, a colonização, o desbravamento, a miscigenação de povos a formação da cultura brasileira, envolvente até a ultima pagina.
"Cécile Lavigne perdeu todos os que amava e agora está sozinha no mundo. Ela, uma franco-portuguesa que ainda não completou vinte anos, está sendo trazida ao Brasil pelo único parente que lhe restou, o ambicioso tio Euzébio, para casar-se com o mais poderoso dono de terras de Minas Gerais, homem por quem Cécile sente profundo desprezo. Após desembarcar no Rio de Janeiro, Cécile ainda precisará fazer mais uma difícil viagem. O trajeto até Minas Gerais lhe reserva provações e surpresas que ela jamais imaginaria. O explorador Fernão, contratado por seu futuro marido para guiá-la na jornada, despertará nela sentimentos contraditórios de repulsa e de desejo. Antes de enfim consolidar o temido casamento, Cécile descobrirá todos os encantos e perigos que existem nessa nova terra, assim como os que habitam o coração de todos nós. Com o passar dos dias, crescerá dentro dela a coragem para confrontar todas as imposições da sociedade e também o seu próprio destino."
O que mais eu poderia dizer simplesmente amei a escritora veio para marcar essa nova geração de escritores brasileiros, espero que tenha gostado da resenha e leiam o livro, deixe as belas palavras e a prosa quase poética de O Amor nos Tempos do Ouro te encantar.
Marina Carvalho nasceu em Ponte Nova, Minas Gerais, conhecida como a terra da goiabada. Adora queijo, rock progressivo, pudim de leite condensado, café com pouco açúcar e filmes com finais felizes. Ama ler, seja um bom livro policial, um chick-lit despretensioso ou o jornal do dia. Quando criança lia as revistinhas da Turma da Mônica, incentivada pela mãe, e ficava esperando ansiosamente pela chegada delas todos os meses. Formou-se em Jornalismo pela PUC-Minas e exerceu o cargo de assessora de comunicação de uma empresa por sete anos. Hoje é professora de língua portuguesa e literatura na Escola Nossa Senhora Auxiliadora. Mora em sua cidade natal com o marido e os dois filhos.