Pular para o conteúdo principal

Momento literatura - A moreninha



Ola pessoal, eu criei o Momento literatura para falar um pouco sobre grande obras literárias, que para mim é fundamental ler essas obras históricas, pois muitos livros atuais foram baseados em livros passados, a linguagem dos livros literários brasileiros é culta, a principio tive certa dificuldade em compreender a leitura, mas depois eu me acostumei e acabei vendo as sutilezas dos autores.

Está obra foi publicada em 1844, um romance de amor como se diz literalmente, foi e ainda é um grande sucesso na literatura brasileira. Esse livro marcou minha vida de verdade,  pois ele fez despertar o meu interesse pelo Romantismo,(minha professora de português iria ficar muito contente me vendo falar sobre o Romantismo agora.) nesse período haviam vários escritores e poetas que vale apena ler suas obras, os autores realmente transmitem o romantismo para suas obras.

A moreninha é narrada por Augusto um jovem estudante de medicina, que teve um amor de infância, por uma menina que ele sequer sabe o nome, mas  ele  tinha dada a ela um camafeu com uma fita verte a unica  lembrança. Augusto é amigo de Leopoldo, Fabrício e Felipe, Felipe convida os amigos a passar alguns dias na casa de sua avó em uma ilha. Augusto sempre teve problemas amorosos, pois por mais que ele tentasse se relacionar ele não conseguia tirar a garota do camafeu de seus pensamentos, por conta disso Felipe fez uma aposto com o amigo, se ele não se apaixonasse por uma das moças que estavam na ilha ele escreveria um livro de romance, e se Augusto se apaixonasse quem escreveria o romance seria Augusto.

Fabrício revela a todos as inconstâncias de amor de Augusto e isso faz que todas as moças o desprezem, menos por uma jovem chamada Carolina a irma de Felipe. Então em uma tarde Augusto passeando com Dona Ana avó de Felipe, conta para ela o motivo de não poder se relacionar com as moças, por causa de uma promessa que fez a uma menina ele descreve como tudo aconteceu. Augusto passou grande parte de seu tempo aproveitando da companhia de Carolina ( conhecida por Moreninha), e quando ele foi embora não conseguiu esquece-la, então ele voltou a ilha e diz a ela estar perdidamente apaixonado por ela, então o insperado acontece Carolina o reprende por quebrar sua promessa feita a muito tempo a traz a uma menina. Augusto ficou muito confuso com a declaração da moça, nesse momento Moreninha mostra a ele um camafeu velho enrolado em uma fita verde.
Como tudo foi esclarecido Augusto não quebrou sua promessa a menina de sua infância, e ainda ficou com a moça por qual se encontrava perdidamente apaixonado, por fim ele teve que pagar a aposta que havia perdido, mais cá entre nós ele foi quem saiu ganhando no final das contas. Mas como ele apostou e promessa é divida ele escreveu o romance A moreninha.
Espero que tenham gostado e que leiam este livro maravilho, e descubra por si mesmos a magia e o encanto do livro A moreninha. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museu Van Gogh

Nesta postagem o assunto é arte, vamos falar sobre Vincent van Gogh, curiosamente minha colega de serviço visitou o museu Van Gogh em Amsterdam, ela comprou alguns souvenirs, entre eles uma belíssima caixa de chocolate, onde cada pequena barra é uma das mais famosas obras do pintor. Então tive a ideia de falar sobre o tema aqui no blog, pois este blog é onde as ideias fluem.  Vincent Van Gogh Vincent Willem van Gogh nasceu em 1853 em Zundert, na Holanda. O pintor pós-impressionista teve uma vida dividida entre angústias e desequilíbrio mental, sempre expondo seu sofrimento em seus quadros. Em um ato de automutilação, Vincent cortou sua orelha e se auto-retratou. Em 1890, faleceu após cometer suicídio. Ao longo de sua curta vida (37 anos), o artista pintou mais de 2.100 obras de arte e ganhou fama mundial após uma exposição póstuma em Paris, no ano de 1901. O  Museu Van Gogh O Museu Van Gogh é uma parada obrigatória para quem visita Amsterd...

Outlander - Série Netflix

Olá leitores do Mosaico, como é bom poder assistir uma série, já tinha esquecido o quanto é bom ficar em casa de boa só relaxando. Quero compartilhar com vocês a minha experiência incrível, assisti recentemente essa série na Netflix e foi paixão ao primeiro episódio, eu amei a história, só tive paz quando assisti o último capitulo, é o tipo de série que não te deixa dormir (kkk), significa que a série é viciante e muito boa. "A série de TV é baseada na obra literária Outlander no Brasil, A Viajante do Tempo da autora Diana Gabaldon.   Em 1945, no final da Segunda Guerra Mundial, a enfermeira Claire Randall volta para os braços do marido, com quem desfruta uma segunda lua de mel em Inverness, nas Ilhas Britânicas. Durante a viagem, ela é atraída para um antigo círculo de pedras, no qual testemunha rituais misteriosos. Dias depois, quando resolve retornar ao local, algo inexplicável acontece: de repente se vê no ano de 1743, numa Escócia violenta e dominada por clãs guerrei...

Desejo - Victor Hugo

Quando o escritor Victor Hugo é mencionado é comum a associação do artista com a obra "os miseráveis". Mas o que poucos sabem é que Victor produziu um belíssimo poema de nome "Desejo". Sabe a música "Amor pra recomeçar" do Frejat, pois bem, ao ler o poema abaixo você descobrir em que ela foi inspirada. Aproveite! Desejo Desejo primeiro que você ame, E que amando, também seja amado. E que se não for, seja breve em esquecer. E que esquecendo, não guarde mágoa. Desejo, pois, que não seja assim, Mas se for, saiba ser sem desesperar. Desejo também que tenha amigos, Que mesmo maus e inconsequentes, Sejam corajosos e fiéis, E que pelo menos num deles Você possa confiar sem duvidar. E porque a vida é assim, Desejo ainda que você tenha inimigos. Nem muitos, nem poucos, Mas na medida exata para que, algumas vezes, Você se interpele a respeito De suas próprias certezas. E que entre eles, haja pelo menos um que seja j...