Eu amei este livro, não é atoa que é um clássico da literatura francesa, uma história mundialmente conhecida, tenho que confessar que eu não conhecia, imaginem a minha surpresa ao ler. Li este livro em inglês, para fazer um trabalho, e depois li em português para aprofundar nos detalhes da narrativa, em poucas palavras a história é apaixonante.
Um trama muito bem elaborado pelo escritor francês Gaston Leroux O Fantasma da Ópera é um romance gótico, a história é baseada em fatos reais da ópera de Paris, a narrativa tem um estilho particular que deixa tudo mais intrigante, tudo fica sub entendido, mas não tenho duvidas da paixão do fantasma pela ópera, os sentimentos dele são profundos, a história me tocou e me comoveu, "pobre Erik" Cristine Daeé dizia o tempo todo.
Foi publicado pela primeira vez em 1910 e desde então adaptado inúmeras vezes para o cinema e teatro. O espetáculo bateu o recorde de permanência na Broadway. Foi inúmeras vezes traduzido para o português. É considerado por muitos uma obra gótica, por combinar romance, horror, ficção, mistério e tragédia.
“O Fantasma da Ópera sempre existiu, não é produto de imaginação. Existiu em carne e osso, embora com todas as características de um fantasma”.
Que aterrorizante segredo se esconde nos subterrâneos da Ópera de Paris? Que mistério atormenta um dos mais majestosos palácios dedicados à arte na capital francesa? Com contornos de relato histórico, a narrativa conduz o leitor pelos labirintos da Ópera e do coração humano, revelando o que há de mais obscuro em ambos. Adaptado inúmeras vezes para o cinema e o teatro, O Fantasma da Ópera virou um fenômeno do showbiz mundial após ser transformado em musical pelas mãos de Andrew Lloyd Webber, em 1986. Até hoje em cartaz, é o espetáculo mais visto e de maior sucesso da Broadway.
“Diga que compartilhará comigo um amor,uma vida. É só dizer e eu a seguirei”
O final do livro é marcado com emoção e drama, eu amei Erik como Cristine, senti pena dele, senti todas as emoções que o autor propôs, sou uma pessoa emotiva, dever ser por isso que me fascinei pela obra do escritor francês, recomendo a leitura, recomendo o filme, assistam uma peça ou um musical desta maravilhosa história do fantasma da ópera de Paris, para vocês verem até o fantasma de Paris é romântico.
Gaston Leroux, advogado e jornalista francês, nasceu em 1868 e morreu aos 59 anos, em 1927.
Começou sua vida literária em 1903. Escreveu mais de 30 romances, além de meia dúzia de peças teatrais. Em 1925 a Universal Pictures, produziu o filme O Fantasma da Ópera, transformando o livro de Leroux num grande sucesso. Com altos e baixos no ranking das peças teatrais mais exibidas ao longo de 80 anos, o nome Leroux permanece em exibição nos teatros da América e da Europa.