Um romance clássico, que na verdade foge um pouco dos padrões, nossa heroína é uma mulher determinada, não uma mulher frágil, mas uma trabalhadora que luta bravamente por seus objetivos e por sua independência, mas tem algo peculiar na história, a personagem se diz desprovida de escrúpulos, no entanto não é isso que vejo apesar de sua criação e de seus pais serem os maiores golpistas da Inglaterra, Marceline tem sim sua dignidade, seu orgulho e seus valores.
A personagem principal não é uma uma Lady virtuosa e pura muito pelo contrario, ela é uma trambiqueira por assim dizer, e vai usar suas armas de sedução para conquistar o que deseja. Outra parte que amei foi o começo do livro se passar em Paris na cidade luz e que lugar melhor para começar um jogo de sedução.
Gostei do livro desde o primeiro momento pois é muito divertido, é irônico e envolvente, o jogo de palavras dos personagens principais, o atrito e a implicância entre Marceline e Clevendon é instigante e ao mesmo tempo provocante.
" Talentosa e ambiciosa, a modista Marcelline Noirot é a mais velha das três irmãs proprietárias de um refinado ateliê londrino. E só mesmo seu requinte impecável pode salvar a dama mais malvestida da cidade: lady Clara Fairfax, futura noiva do duque de Clevedon. Tornar-se a modista de lady Clara significa prestígio instantâneo. Mas, para alcançar esse objetivo, Marcelline primeiro deve convencer o próprio Clevedon, um homem cuja fama de imoralidade é quase tão grande quanto sua fortuna. O duque se considera um especialista na arte da sedução, mas madame Noirot também tem suas cartas na manga e não hesitará em usá-las. Contudo, o que se inicia como um flerte por interesse pode se tornar uma paixão ardente. E Londres talvez seja pequena demais para conter essas chamas. Primeiro livro da série As Modistas, Sedução da seda é como um vestido minuciosamente desenhado por Loretta Chase: de cores suaves e românticas em alguns trechos, mas adornado com os detalhes perfeitos para seduzir."
Um fato que me fez gostar ainda mais do livro e da escritora Lorreta Chase, fazer criticas sociais, criticando a sociedade preconceituosa e fútil, Clevedon não se importa com os pensamentos da sociedade, no começo ele foge de suas obrigações, mas depois de conhecer Marceline ele não se importa mais, na maior parte do tempo age por impulsividade, claro que tem algumas consequências desagradáveis, mas todas essa consequências são superadas pelo o que realmente vale apena que é o amor de Marceline.
"A vida não era uma roda que girava sem parar. Nunca voltava ao mesmo ponto. Não se limitava a um simples vermelho e preto e um leque de números. A vida ria da lógica. Sob o manto de ordem imposta pelo homem, a vida era uma total anarquia."
Eu amei o livro e fiquei empolgada ao saber que há uma série que contam as histórias das irmas Noirot, as irmas mais novas de Marceline, A série Modistas, todas as irmão tem algo em particular em seu personalidade, Marceline é a artista cria os mais belos vestidos, Sophia é a comerciante consegue influenciar qualquer um, Leoni é a contadora, cuida da contabilidade e lida com os números, mas juntas trabalham duramente para obter o pão de cada dia e mais que isso trabalham pelo sucesso, reconhecimento e por paixão ao que fazem.
Sedução da Seda é o primeiro volume da série As Modistas. Cada livro conta a história de amor de um casal diferente (a das três irmãs Noirot e de uma de suas clientes). |