Eu não tenho palavras para Albert Einstein. A leitura de fácil compreensão e as ideologias propostas conseguem deixar qualquer um empolgado com o livro.
Reconhecido por seu pacifismo e preocupação com o bem comum, neste livro Einstein oferece uma profunda reflexão sobre a nossa própria existencia.
Mas como evidências valem mais que opniões; eu trouxe aqui um trecho do livro que achei bem curios: o seu ponto de vista sobre a riqueza.
"Todas as riquezas do mundo, ainda mesmo nas mãos de um homem inteiramente devotado à ideia do progresso, jamais trarão o menor desenvolvimento moral para a humanidade. Somente
seres humanos excepcionais e irrepreensíveis suscitam idéias generosas e ações elevadas. Mas o
dinheiro polui tudo e degrada sem piedade a pessoa humana. Não posso comparar a generosidade de
um Moisés, de um Jesus ou de um Gandhi com a generosidade de uma Fundação Carnegie
qualquer."
COMO NÃO CONTINUAR LENDO?!
Ele faz também referência às religiões. Uma refêrencia que se mostra de tamanho culto moral e intelectual que é importantissimo deixarmos de lado nossa intolerância e medíocridade. Em outro trecho faz uma avaliação sobre a "necessidade da cultura moral". Afirma a importância não só da ciência, mas da arte para o desenvolvimento humano.
Alguns tópicos são:
- Fascismo e ciência
- Liberdade de ensino
- Educação em vista de um pensamento livre (trecho onde fala que o conhecimento deve ser recebido como um dom inestimável, e não como uma obrigação penosa).
- Educação
Ele aborda também alguns acontecimentos pessoal, os quais valem a pena serem conhecidos. Einstein consegue nos encantar à cada linha escrita.
É um dos livros mais belo que já apreciei. Recomendo para os que buscam "algo mais para a vida"; mas já previno: "ESTE É O LIVRO QUE LHE MOSTRARÁ TAMANHA IGNORANCIA DENTRO SI MESMO, E A FUTILIDADE DO NOSSO SER EM MOMENTOS CURRIQUEIROS E IMPORTANTES DO COTIDIANO... É O LIVRO QUE TE FARÁ SER FILÓSOFO POR TODO O TEMPO EM QUE ESTIVER LENDO, E QUEM SABE... ATÉ MESMO DEPOIS"Outras postagens que você pode gostar:
William Shakespeare
Sidney Sheldon
Melhores Series Trilogias e Sagas
Top 10 - os melhores livros
O fantasma da ópera