"Senhora" pertence à fase literária que conhecemos como "romantismo". O escritor, José de Alencar, traz no livro uma dura critica à sociedade, onde o que prevalece é a relação por interesse, principalmente no casamento. Faz uma construção inteligente e admirável, desafiando o padrão imposto pela a época.
A história se passa na segunda metade do século XIX, na cidade fluminense. A personagem principal, Aurélia é uma jovem órfã, rica, bonita, inteligente, e determinada. Tudo o que não representava a mulher naquela sociedade machista, e o escritor é fantástico descrevendo-a, me apaixonei pelo o livro já nas primeiras linhas, definitivamente é uma leitura espetacular!
Há alguns personagens que merecem destaque, são eles: Dona Firmina, mulher que vive com Aurélia, é uma parente distante, mas companheira; senhor Lemos, tio de Aurélia, interesseiro e dissimulado, sempre tratando a moça com vassalagem; e Fernando Seixas, um rapaz vaidoso e de personalidade fútil, e pelo o qual Aurélia já foi apaixonada e pretende torna-lo seu futuro marido.
O livro é dividido em quatro partes e não segue uma ordem cronológica. Na primeira tomamos parte sobre o arranjo do noivo e o casamento entre Aurélia e Fernando. O noivo aceita o casamento por um dote altíssimo, rompe com o noivado com Adelaide, e concorda com o trato de conhecer a noiva apenas no dia do casamento. Quando o dia chega, ele tem uma surpresa: a mulher é a jovem que um dia ele abandonou por ela ser pobre. Aurélia então o humilha, tratando-o como um objeto comprado, um homem sem valor por ter se vendido assim.
O "casamento feliz" é apenas aparente e se torna um inferno que Seixas jamais poderia ter imaginado.
Na segunda parte o autor conta a história de Aurélia e como se tornou rica.
Enquanto vivia com a mãe e o irmão doente Aurélia sofria muito com a pobreza.
Sua mãe, preocupada com o futuro da filha, fazia-a ficar na janela para que os rapazes a notassem e quem sabe assim, se casasse com ela (costume da época).
Aurélia sempre reprovou a ideia, mas a fazia pela a mãe, apesar da gentileza dos rapazes ela nunca se interessou verdadeiramente por nenhum, até o dia em que seus olhos encontram os de Seixas...
À principio ele se interessa por Aurélia também, porém, vendo a situação financeira da moça acaba desistindo do que sentia, o que a magoa profundamente.
Mas um dia sua vida muda: ela perde o irmão, a mãe, e... se torna rica! Após seu avó paterno deixar toda a fortuna para ela, muda de vida por completo. A única coisa que permanece é a sua personalidade nobre.
Sempre dispensou qualquer agrado que recebia quando percebia que havia interesses por de traz do gesto. Sua beleza não era apenas exterior... era inteligente, o que desafiava os padrões estabelecidos na época, em que a função da mulher era se tornam um esposa e cuidar dos filhos.
Quando passa a frequentar os grandes bailes da sociedade atrai muitos olhares e galanteios, dispensa todos. Até um dia que decide se casar. E faz por intermédio de seu tio Lemos a proposta do casamento com Fernando.
Aurélia, que agora é uma garota rica, traça seu plano de vingança para com o homem que tanto a machucou.
Todo o conflito no casamento é retratado na terceira parte. As troca de carrinhos dóceis e gentis entre o casal mais famoso da região é apenas frente às outras pessoas. Isto porque Aurélia está sempre no ataque, atingindo-o com palavras duras e mantém um severo julgamento sobre o carácter dele.
Seixas decidi então juntar todo o dinheiro do dote e devolver à Aurélia para poder pedir o divórcio.
Neste ponto da história já é muito claro a mudança moral do jovem. Ele, que antes era materialista e pensava apenas em bens materiais, amadurece e se torna uma pessoa completamente diferente . Passa a ser admirador da natureza e tem um espirito mais sensível e digno.
Mas e Aurélia, será capaz de perceber a mudança e perdoar o erro do passado, ou ainda se manterá decidida sobre o sentimento de rejeitamento sobre aquele que um dia tanto a fez sofrer?
Esta é uma resposta que deixarei vocês descobrirem lendo o livro... A literatura é muito mais do textos necessários para passar em provas e vestibulares... É um modo de aprender sobre a história, sobre costumes, modos de vida, e formação da sociedade. A leitura é maneira mais intensa e emocionante de você se viajar para outros tempos e lugares...
Biografia - José de Alencar
Nas suas obras, Alencar demonstra uma preocupação com a cultura nacional. Buscando retratar o Brasil através de diferentes temáticas: indianistas, regionalistas, históricas e urbanas. Nas narrativas urbanas, costuma fazer críticas à sociedade da época, em especial à desigualdade social. E nas indianistas apresentam o índio de forma idealizada.
José de Alencar morreu em 1872 de tuberculose. Anos mais tarde, foi homenageado como patrono da cadeira nº 23 na Academia Brasileira de Letras, fundada por Machado de Assis.