Olá! hoje dia 18 de Abril é o dia do livro infantil a data não foi escolhida ao acaso: trata-se de uma justa homenagem a Monteiro Lobato, escritor que, como poucos, dedicou-se à literatura infantil no Brasil.O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído em 2002, ano em que foi criada a Lei 10.402/02, registrando a data de nascimento de Monteiro Lobato como o dia oficial da literatura infanto-juvenil.
Monteiro Lobato
Foi, sem duvida, um dos mais importantes escritores brasileiros do século XX, especialmente pelas obras infantis e personagens que marcaram a infância de várias gerações. Quem não conhece a Emília, a Narizinho, o Visconde de Sabugosa e tantos outros personagens fabulosos que viviam no "Sítio de Pica-pau Amarelo" e invadiram a imaginação das crianças.
Nós do Mosaico de livros vamos dar algumas sugestões de leituras infanto-juvenil, espero que gostem e deixe seus comentários.
As Crônicas de Nárnia
Quem nunca se encantou pela fascinante historia da feiticeira, o leão e o guada roupa. O livro narra a história de quatro crianças humanas: Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia Pevensie, que através de um antigo e misterioso guarda-roupa, chegam ao mundo de Nárnia, um exuberante país que enfrenta um terrível e prolongado inverno, imposto pela falsa rainha do país, Jadis (a Feiticeira Branca), e que já completava cem anos. Com a ajuda do grande e poderoso leão Aslam, os irmãos Pevensie devem derrotar à terrível feiticeira e trazer a paz de volta à Nárnia e a todos os que nela habitam.
Todos os livros das Crônicas de Nárnia :
O Sobrinho do Mago
O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa
O Cavalo e seu Menino
Príncipe Caspian
A Viagem do Peregrino da Alvorada
A Cadeira de Prata
A Última Batalha
O Pequeno Príncipe
Um piloto cai com seu avião no deserto e ali encontra uma criança loura e frágil. Ela diz ter vindo de um pequeno planeta distante. E ali, na convivência com o piloto perdido, os dois repensam os seus valores e encontram o sentido da vida. Com essa história mágica, sensível, comovente, às vezes triste, e só aparentemente infantil, o escritor francês Antoine de Saint-Exupéry criou há 70 anos um dos maiores clássicos da literatura universal. Não há adulto que não se comova ao se lembrar de quando o leu quando criança. Trata-se da maior obra existencialista do século XX, segundo Martin Heidegger. Livro mais traduzido da história, depois do Alcorão e da Bíblia, ele agora chega ao Brasil em nova edição, completa, com a tradução de Frei Betto e enriquecida com um caderno ilustrado sobre a obra e a curta e trágica vida do autor.
João e Maria
Este já virou um clássico! Tenho quase certeza que todos vocês já leram o livro, ou se não leram, pelo menos conhecem a história.
Já citamos este livro algumas vezes no blog, mas realmente não tem como evita-lo...rs
João e Maria são traídos pela a própria madrasta. Como não comover com a história?
Apaixonamos por esta história tão doce e terna... E nada melhor que rele-la no dia do livro infantil, não acham?
Peter Pan quer ser eternamente menino. Na história criada pelo escritor escocês J.M. Barrie e publicada pela primeira vez no início do século XX, Peter e a fada Sininho levam seus amigos Wendy, João e Miguel para conhecer o lugar em que vivem, a Terra do Nunca, onde o tempo não passa. Uma sucessão de aventuras espera a turma. Eles vão se deparar com um navio pirata e ter que enfrentar o temível Capitão Gancho, conhecer a aldeia dos índios e os meninos perdidos. Uma história cheia de emoções e mensagens
Se já leram esses clássicos é uma oportunidade para relembrar e quem sabe reler, mas se ainda não leram é uma ótima dica de leitura, estes livros são divertidos envolventes, cheios de aventuras, espero que gostem, até a próxima postagem!